9 de agosto de 2018

Curiosidade: Talheres Comer Brincando

Foto retirada do Instagram do DuraNerd.
Ontem faleceu Nelson Ivan Petzold, o arquiteto que, juntamente de José Carlos Bornancini (falecido em 2008), foi responsável pela criação dos talheres Comer Brincando, produzidos pela Hércules. Os mesmos talheres que eu considero relíquias pessoais, além de diversas outras criações em diversos ramos, mas como Petzold marcou minha infância com esses talheres (e a infância de boa parte da minha família ainda viva), hoje farei essa postagem sobre os talheres utilizando a pouca informação que existe na internet.

Os talheres foram criados em 1975 (eu ainda não estava nem perto de nascer) com desenhos de um príncipe, uma princesa e um cachorro, que aparentemente foram um sucesso com a criançada dos anos 70 e 80, além de continuar fazendo sucesso com seus filhos e seus netos e provavelmente seus bisnetos. Falando como um portador desses talheres, posso afirmar que eles são bem resistentes, vi meus pais utilizando a colher para pegar sorvete congelado que entortaria a maioria das colheres normais, então me arrisco até a afirmar que são itens que podem durar para sempre.

Foto do Design Weekend de 2017.
Uma coisa que eu não sei afirmar com certeza é como era vendido o conjunto. Tenho apenas os talheres e na maioria do lugares onde eles são citados não existem mais produtos relacionados, porém procurando um pouco na internet é possível ver imagens de copos e até pratos com o mesmo tema, o que faz eu me perguntar se trata-se de apenas um conjunto ou se eram conjuntos separados, mas todos criados pelos mesmos arquitetos, mas algumas imagens na internet me ajudam a criar especulações, vamos conferir algumas delas.


Essa foto está em má qualidade porque eu só fui capaz de achar uma foto contendo todos os componentes na internet, que consegui no site Teu Mundo Nosso Sonho, porém apesar da má qualidade, quero apontar duas coisas nessa imagem. A primeira é que tem uma caixinha com desenhos do príncipe e da princesa ao lado de um dos copos e provavelmente é a caixa de um dos copos, o que indica que os copos poderiam ser vendidos separadamente.

Ao mesmo tempo que essa imagem mostra uma caixa que parece ser feita exclusivamente para o copo, a imagem que está circulando junto da notícia do falecimento de Nelson Petzold mostra uma caixa onde o copo parece não caber, reforçando a ideia de que são produtos que eram vendidos separadamente. A única incógnita é o prato, nada afirma se ele vinha junto dos talheres ou não, mas acredito que ele caberia nessa caixa da foto abaixo e os talheres poderiam vir dentro dele, já que o prato mais parecia uma miniatura de forma de bolo.

Imagem que está circulando junto da notícia do falecimento de Nelson Petzold.
Agora eu quero chamar atenção para mais um detalhe: Eu nunca vi nada afirmando que o nome original dessa linha era "Comer Brincando" como é dito em diversos lugares onde eles são citados, a imagem acima mostra o nome "Talher Criança", da mesma forma que os veículos de informações mais sérios à noticiarem o falecimento de Petzold se referiram aos talheres apenas como talheres infantis com desenhos de príncipe e princesa. Agora voltando na imagem que mostra a caixa do copo, pode ser meio difícil enxergar devido a má qualidade da imagem, mas os que possuem boa visão poderão identificar que na caixa está escrito "Copo Criança", uma coisa que não só da mais indícios de que eram produtos separados, mas que também dá indícios de que o nome "Comer Brincando" pode ter sido inventado pela galera.

Acho necessário afirmar que a internet possuí uma grande falta de informação em relação ao conjunto Talher Criança (que acredito ser o nome correto), então existe sim a possibilidade do produto ter sido comercializado com o nome "Comer Brincando" ou isso pode ter sido apenas uma frase do anúncio feito para o produto, a realidade é que a internet não tem muitas evidências disso. Outra coisa que circula por aí mas também não se encontra evidências na internet é de que os talheres são da Hércules, mas nesse caso eu posso afirmar que realmente são porque na parte de trás deles tem escrito "Hercules Inox (18/8) Brazil", mas deixarei uma foto disso para contribuir com a pouca informação referente a esse produto que temos na internet.

Parte de trás do conjunto Talher Criança.

Achar imagens de boa qualidade do copo e do prato é uma tarefa bem difícil, no caso do copo ainda é possível achar uma imagem dele junto dos talheres em que podemos vê-lo com clareza, porém do prato não fui capaz de achar uma foto legítima. Fui capaz de achar imagens do copo e do prato, mas me parecem não remeter ao produto original, parecem imagens criadas no computador, coisa que fui capaz de identificar pela posição do cachorro em comparação com as imagens reais, nas que eu acredito serem forjadas, ele está com o focinho mais para baixo.

Imagem que mostra o verdadeiro copo.
Veja como o copo se difere da imagem anterior.

Esse é mais difícil de comparar com a outra imagem onde aparece, mas o focinho do cachorro está mais perto da menina.

Acredito que não existe mais nada que eu possa citar em relação à esse conjunto, só me resta saber de vocês, leitores, se eu trouxe alguns pontos que vocês desconheciam e principalmente, se vocês possuem alguma informação que não está nesse texto, se possuírem imagens reais do copo ou do prato eu ficaria muito grato se vocês compartilhassem, se algum colecionador tiver fotos das embalagens também seria algo que eu consideraria histórico, então caso tenham gostado ou possam contribuir deixem um comentário.

Edit:

Com o falecimento de um dos arquitetos responsáveis pelo conjunto, existem muitas matérias sobre isso pela internet e algumas pessoas acabam postando fotos dos seus itens. Aparecendo fotos que mostrem mais aspectos do copo e do prato, irei implantá-las nessa matéria, com o intuito de deixá-la mais rica.

O talher é de outra coleção, mas a foto mostra o copo real da coleção e na mão dá uma ideia verdadeira de seu tamanho.

O prato é bem quadradão, diferente do que aparece nas imagens falsas.

Edit²:

Título da postagem alterado para se enquadrar no tipo "curiosidades".

0 comentários:

Postar um comentário